Adoçantes

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os adoçantes são produtos especificamente formulados para conferir sabor doce a alimentos e bebidas.Chamados de edulcorantes, eles são divididos em naturais, extraídos de vegetais e frutas, e artificiais, produzidos em laboratórios!

Dentre os naturais temos: Stevia, Sorbitol, Manitol e Sucralose!

Dentre os artificiais temos: Sacarina, Ciclamato, Aspartame e Acesulfame-K.

Para as gestantes, se não for diabética de preferência ao açúcar mascavo ou demerara. Mas se a futura mamãe for diabética utilize a sucralose ou a stevia, já que são naturais. Alguns dos artificiais podem atravessar a barreira placentária!

Para cada adoçante existe uma recomendação adequada. Assim como o açúcar devemos consumir com moderação porque nada em excesso faz bem!

Nosso corpo não reconhece os adoçantes artificiais como nutrientes, mas sim como toxina, por isso, não são metabolizados. A sucralose, a sacarina e o acessulfame-K são eliminados na urina após o consumo, em até 24 horas, em excesso podem sobrecarregar rim e fígado.

Pesquisas recentes têm ligado o uso de adoçantes artificiais a alguns problemas de saúde como, síndrome metabólica, uma diminuição da função renal, e possivelmente uma alteração na regulação de açúcar no sangue causado por alterações na microbiota intestinal (DHINGRA ET AL, 2007; SEUZ ET AL, 2014).


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s